10 MUSEUS BRASILEIROS QUE PODEM SER VISITADOS VIRTUALMENTE

Em tempos de pandemia e do surgimento de novas variantes, o melhor é se cuidar, ficar em casa sempre que possível, evitar aglomerações e viagens para que o risco de contágio pela covid-19 diminua drasticamente.

Pensando nisso, nós do FIXE fizemos uma lista de dez museus brasileiros que podem ser visitados virtualmente. É claro que uma experiência completa inclui não apenas o acervo, mas também a arquitetura dos prédios e o ambiente em que as exposições acontecem. Por isso muitos das nossas indicações incluem vistas em 360°, com riqueza de detalhes e, em alguns casos, áudios com comentários sobre o acervo.

 

PINACOTECA DE SÃO PAULO

Fundada em 1905 pelo Governo de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, recebe exposições temporárias e tem um acervo fixo com mais de 11 mil obras, incluindo trabalhos de artistas como Ligia Clark, Tarsila do Amaral, Portinari, Anita Malfatti e Almeida Junior, entre outros. O tour virtual pode ser feito a partir desse link.

MUSEU NACIONAL

Fundado por Dom João VI em 1818 sob a denominação de Museu Real, tornou-se um dos maiores museus de história natural e antropologia das Américas. Entre as peças expostas estavam o meteoro Bendegó, o maior já encontrado no Brasil, e o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil humano já encontrado nas Américas, além de peças do antigo Egito, Mediterrâneio e da América Pré-Colombiana. Em setembro de 2018 o museu foi atingido por um incêndio de grandes proporções que destruiu quase todo o acervo, e provocou danos no prédio, tombado pelo patrimônio histórico.

O tour virtual pode ser feito nesse link, mostrando o museu antes da destruição, com o acervo completo e arquitetura original.

INHOTIM

Localizado no município de Brumadinho, em Minas Gerais, é um dos maiores museus ao ar livre do mundo, com um importante acervo de arte contemporânea brasileira e famoso pelas belezas naturais que podem ser visitados virtualmente nesse link.

MASP

Considerado o Museu de arte mais importante do Hemisfério Sul, tem cerca de 10.000 peças, abrangendo arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a antiguidade até o século 21. O acervo inclui obras de nomes importantes como Van Gogh, Renoir, Rafael, Ingres,  Cézanne, Monet e Picasso, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Victor Meirelles. A visita pode ser feita nesse link.

MUSEU AFRO BRASIL

Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, é um museu  artístico e etnográfico dedicado à memória e a importância dos povos africanos na formação da identidade e cultura brasileira. O acervo conta com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. Para visitar acesse aqui.

MUSEU CASA DE PORTINARI

Localizado na antiga residência do pintor, na cidade de Brodowski, interior paulista, é o local onde ele viveu, desenvolveu suas técnicas e realizou experiências com pinturas murais. O link para a tour virtual está aqui.

MUSEU DO AMANHÃ

Localizado no Rio de Janeiro em um belíssimo prédio projetado pelo arquiteto espanhol Sérgio Calatrava, é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas. A tour virtual inclui a área externa do museu e pode ser acessada aqui.

MUSEU DO FUTEBOL

Dedicado ao esporte predileto dos brasileiros está temporariamente fechado como parte dos esforços para conter a pandemia do covid-19, mas eles disponibilizaram 17 exposições virtuais como A Resistência Do Futebol Feminino, O Estádio Do Pacaembu e a Copa De 1970, que podem ser acessadas pelo Goolgle Arts & Culture.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Com um interessante acervo composto por objetos, registros textuais e iconográficos, publicações e relatos orais, o museu documenta e explica história das migrações no Brasil. Para conhecer o museu acesse esse link.

MAM – MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO

Inspirado pelo Museum of Modern Art de Nova York, o museu foi inaugurado em 1948. Hoje conta com um importante acervo com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfred Barye, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Emiliano Di Cavalcanti, José António da Silva, Joan Miró, Marc Chagall, Mario Zanini, e Pablo Picasso. Paravisitar acesse esse link.

 

Créditos das fotos:

Museu do amanhã – site museudoamanha.org.br

Museu Afro Brasil – Google Arts & Culture

Masp – Rodrigo_Soldon / Creative Commons

Pinacoteca SP – Luis Petrini  / Creative Commons

Museu Nacional – Midia Ninja  / Creative Commons

Inhotim – Joseph fom BHz, Brasil / Creative Commons

Museu Casa de Portinari – site museucasadeportinari.org.br

MAM – Wallyg / Creative Commons

Museu do Futebol – Governo do Estado de São Paulo / Creative Commons

Museu da imigração – site museudaimigracao.org.br