O TERCEIRO DIA DO FESTIVAL FIXE

O terceiro dia do Festival FIXE começou às 16h00 com um belíssimo bate-papo com o cineasta luso-guineense Welket Bungué com mediação da cineasta Joyce Prado. Ele falou sobre seus filmes, seu processo criativo e sua técnica cinematográfica. Lembrando que você pode assistir alguns filmes do diretor na mostra de cinema aqui do Festival Fixe, que fica no ar até o dia 20 de maio. Para Saber como acessar esse conteúdo basta clicar aqui.

Às 18h a chefe Aline Chermoula (BR) recebeu a chef angolana Márcia Lousada para prepararem, o tradicional prato angolano Moamba de Galinha enquanto conversaram sobre as diferentes versões de receita, a influência da gastronomia africana na cozinha brasileira, entre outros assuntos. Aqui nesse link você encontra a receita do prato e a lista dos ingredientes para você preparar esse prato e também o Mufete, outro prato típico de Angola que a chef irá preparar no domingo enquanto conversa com a chef e produtora cultural Rudmira Fula.

Fechando o segundo dia, aconteceu a apresentação teatral (das) tripas (coração), que reuniu quatro solos criados durante a oficina “Solos em Confinamento”, ministrada pelo diretor Nelson Baskerville em 2020, como experimentação das possibilidades da linguagem teatral durante a pandemia. As obras foram escritas pelas próprias atrizes. A primeira a se apresentar foi Lígia Fonseca apresenta Barba Azul, Pri Calazans traz Eu sou negra?, Carolina Borelli apresenta Romã e Julia Ianina A Vida é Sonho ou o Contrário.

A programação do Festival FIXE continua até domingo. Neste sábado a programação começa às 10 da manhã, com uma apresentação de teatro infantil, o espetáculo de marionetes Laia e o Vôo da Imaginação, a partir das 16h acontece o debate Slam de Poesia – Falas da margem, com participação de Maria Giulia Pinheiro (PT) e Preto Téo (BR). Às 18h tem a primeira parte do Fixe.doc, que reúne depoimentos dos participantes do festival e shows do KunumiMC (BR) Pedro Mafama (PT), Amaura (PT) e o rapper Rico Dalasan (BR). Fechando a noite uma festa virtual com sets do DJ Marfox (PT) e DJ Brum (BR).