A’MOSI JUST A LABEL, UM MÚSICO ALÉM DAS DEFINIÇÕES

ASSISTA MUNTU, O NOVO CLIPE DE A’MOSI JUST A LABEL NA FIXE TV

A’mosi Just a Label é o curioso nome artístico adotado pelo músico angolano Nkanga Jack Tanzi. A explicação para a escolha é simples, ele não gosta de ser definido por um nome, apenas identifica sua existência terrena como um artista angolano. Nascido na província de Uíge, no norte de Angola, é descendente de pais da etnia Zombo, ou Bazombo. Essa ancestralidade foi determinante na criação do Konono Soul, estilo musical do qual é pioneiro e que mistura sons rituais e tradicionais com a linguagem contemporânea, valorizando a intuição humana como principal meio de composição das letras e músicas. Essa crença foi determinante na vida de A’mosi, que desistiu de diversos cursos, inclusive cinema e música, por acreditar que sua música é basicamente intuitiva.

Sua primeira música foi composta aos 15 anos de idade. Pouco tempo depois teve sua primeira banda, The Future Boyz. Entre 2006 e 2008 participou ativamente da cena hip hop local, realizando diversas colaborações. Participou ainda de um projeto de releituras de música angolana e chegou a realizar gravações de projetos em Sâo Paulo e em Lyon, na França, mas esses registros não chegaram a ser lançados. Foi apenas em 2010, com o single Sonhador, que ele chegou às paradas angolanas. Essa música fez parte do primeiro EP, Oops!, lançado quatro anos depois e que serviu de impulso à sua carreira. Desde então, A’mosi realizou shows e turnês por diversos países da Europa e Oriente Médio e participou de festivais importantes como o Rock In Rio Lisboa em 2018.

A´mosi se diz um herdeiro da natureza que aproveita a herança artística universal pra divulgar a ideia de unidade, promovendo ações positivas e celebrando a vida. Recentemente lançou seu sexto single, Muntu, cantado no dialeto Kikongo, gravado em Lisboa e mixado em Luanda com participações de músicos angolanos, portugueses e brasileiros.
A música, composta e produzida por A’mosi foi lançado pelo seu selo Konono Soul, mesmo nome do novo álbum, previsto para ser lançado ainda este ano. Mas quando perguntado sobre esse trabalho, ele diz que por enquanto prefere falar apenas desse single, que define como um “retrato do tipo de ser humano ideal para a vida terráquea.”