BURAKA SOM SISTEMA LANÇA ÁLBUM AO VIVO

Uma ótima notícia para os fãs do Buraka Som Sistema: no próximo dia 2 de julho será lançado o álbum Buraka 4 Ever, um registro do show de despedida da banda, que aconteceu há cinco anos durante o festival Globaile, em Lisboa, e que também serve como comemoração dos 15 anos do surgimento da banda.

Considerado um dos principais nomes da música contemporânea de Portugal, o Buraka Som Sistema é também uma das bandas mais influentes daquele país e talvez a que tenha alcançado o maior destaque internacional. Com músicas poderosas e shows avassaladores, a banda também foi a responsável por divulgar o Kuduro, ritmo criado em Luanda que chegou a Portugal através dos imigrantes angolanos e que se tornou um dos principais meios de expressão de dança e música da juventude da periferia de Lisboa. O nome da banda, Buraka, é uma referência a um bairro da cidade de Amadora, na periferia de Lisboa, onde a banda teve origem.

Pensado inicialmente como um grupo de Kuduro, o Buraka conseguiu imprimir um estilo bastante particular, ampliando a sonoridade original do ritmo angolano e criando o que seus integrantes chamam de “Progressive kuduro”, um som que chegou a ser definido pelo jornal NY Times como “Pós-colonialismo dançante”. Nesse período lançaram um EP, três álbuns, fizeram mais de 800 shows por todo o mundo, ganharam um prêmio no MTV Music Awards, tocaram em festivais importantes como o Glastonbury Festival (UK) e Roskilde Festival (Dinamarca) e fizeram história.

Ao anunciar a parada em 2016, não ficou muito claro se a banda teria chegado ao fim. Um de seus integrantes, o angolano Kalaf Epalanga (um dos participantes da primeira edição do Festival FIXE), explicou que a banda precisava desse tempo para refletir sobre todo o seu trabalho, amadurecer ideias e se dedicar a alguns trabalhos que estavam em segundo plano, como por exemplo a curadoria em festivais como o Sonár, Alive e o Globaile, criado pela própria banda, e o selo e editora Enchufada, por onde os discos da Buraka são lançados. Com o lançamento desse álbum ao vivo aumentaram os rumores de uma possível volta da banda, mas por enquanto não há uma posição oficial a esse respeito.

Com a intenção de transportar os ouvintes a um show da banda, o disco traz doze faixas que incluem sucessos como Hangover (Bababa), Sound Of Kuduro e Vuvuzela. O álbum estará disponível em todas as plataformas digitais, mas para quem gosta do formato físico, há uma edição em LP, que traz de bônus uma reedição do primeiro single 7” em vinil roxo, e já se encontra em pré-venda no Bandcamp do Buraka Som Sistema, onde também pode ser encontrada a camiseta comemorativa em edição limitada.

O disco é uma excelente porta de entrada para quem não conhece o som da banda, por reunir músicas conhecidas e mostrar a potência da banda ao vivo, as mesmas razões pelas quais também é altamente recomendado para quem conhece o Buraka.