CONHEÇA E PREPARE OS PRATOS ANGOLANOS MUFETE E MOAMBA DE GALINHA

A programação do Festival FIXE tem também um espaço para a gastronomia. Na sexta, a partir das 18h00, a chef baiana Aline Chermoula recebe a chef angolana Marcia Lousada, para uma conversa sobre a influência da cozinha africana na gastronomia brasileira, entre outros assuntos, enquanto preparam, cada uma em sua cozinha, um dos pratos mais tradicionais de  Angola, a Moamba de Galinha.

E no domingo, a partir das 10h00, Aline recebe outra angolana, a jornalista, atriz e produtora cultural Rudmira Fula, para conversar não apenas sobre gastronomia, mas também sobre  o projeto Mira em África, criado por ela, enquanto preparam outro prato típico angolano, o Mufete, prato típico da ilha de Luanda à base de peixe grelhado.

Além de assistir esses encontros, você também pode fazer esses pratos saborosíssimos aí na sua casa. O ideal é que você acompanhe as chefs preparando para entender todas as sutilezas de cada prato, mas para te ajudar nessa empreitada, publicamos aqui as duas receitas, para que você possa comprar desde já todos os ingredientes, e separar os utensílios necessários para o preparo dos dois pratos.

 

A MOAMBA (OU MUAMBA) DE GALINHA

Belíssima demonstração da cozinha tradicional de Angola.  A receita, além da galinha d’angola, leva ingredientes como óleo de palma, quiabos, gindungo (uma espécie de pimenta que chamamos de piripiri ou malagueta), cebola, abóbora e alho.

Uma receita muito saborosa, tradicionalmente servida com Funge (pirão) de milho ou mandioca, acompanhamento muito comum naquele país, sendo tradicionalmente servido com pratos que tenham molho. A receita pode ser confeccionada com farinha de milho ou de mandioca. A variante feita com milho, mais usual no sul de Angola, apresenta a tonalidade amarela própria deste ingrediente; já a receita preparada com farinha de mandioca, muito utilizada o norte do país, apresenta uma cor acinzentada, com traço de castanho.

Funge Ingredientes: 

1 xicara de agua fervida

1 xicara de agua natural

Farinha de mandioca ou de milho flocada (à gosto)

Sal

Preparo:

Misture a farinha com 1 xicara de água natural. Enquanto isso ferva 1 xícara de água. Adicione sal a gosto e a farinha, aos poucos, mexendo sem parar.

Quando a água ferver, adicione aos poucos a mistura de farinha e água. Continue mexendo para não formar grumos até que se torne uma mistura uniforme.

uamba Ingredientes: 

1 galinha ou frango

16 unidades de quiabo

200 ml de óleo de palma (dendê)

3 dentes de alho

400g de abóbora cortada em cubos pequenos (opcional)

1 unidade de cebola

2 unidades de tomate

4 unidades Pimenta malagueta ou 1 unidade de pimenta dedo de moça

2 tomates (opcional)

Temperos e ervas: Cominho, pimenta do reino preta, coentro em grãos e frescos, cravo e sal.  A gosto

Preparo: 

Corte a galinha ou frango em pedaços, e depois limpe-a, esfregue limão em todas as partes.

Tempere com alho pilado, sal e pimenta (também pode picar bem pequeno e misturar).

Reserve por pelo menos 30 minutos.

Sele a galinha com um pouco do azeite de dendê em fogo alto. Depois de dourada, adicione a cebola, os temperos e especiarias, deixando apenas o coentro para o final da preparação. Deixa refogar em panela tampada em fogo brando.

Regue com um pouco de água sempre que perceber que precisa. Não pode deixar grudar no fundo da panela.

Quando perceber que a galinha está macia, adicione os tomates e as abóboras cortadas em cubos pequenos e 12 unidades de quiabos cortados em rodelas de 2cm. Deixe no fogo até que a galinha esteja cozida e o molho bem espesso.

Enquanto a galinha cozinha, corte os quiabos restantes no sentido longitudinal.

Aqueça bem uma frigideira, coloque uma colher de dendê e frite os quiabos já cortados até ficarem dourados. Reserve.

Quando a galinha estiver bem macia (cozida) coloque o coentro e misture.

Sirva com Funge ainda quente e decore com quiabos fritos.

 

MUFETE

Prato típico da ilha de Luanda constituído por peixe grelhado, feijão de óleo de palma, mandioca, banana pão, batata-doce e farinha musseque, acompanhado por molho de cebola com vinagre, azeite doce, gindungo e uma pitada de sal. Receita para 6 pessoas.

Mufete Ingredientes:

Meio quilo de feijão

Seis peixes carapau, galo ou cacusso (pode por mais peixe se quiser)

Uma mandioca grande

Três ou quatro bananas pão

Seis ou sete batata-doces

2 cebolas grandes

Alho

Uma lata de óleo de palma

1 xícara de farinha musseque

Vinagre, azeite e sal

Modo de preparo:

Cozinhar o feijão numa panela de pressão por cerca de uma hora e meia.

Depois de estar pronto, ponha numa panela meia lata de óleo de palma, o feijão e sal a gosto, deixando cozer em fogo baixo até ficar bem apuradinho.

Lave e escame bem o peixe, tempere-o com sal pisado ao alho, limão ou vinagre, deixando o tempero entrar por cerca de 30 minutos. A seguir grelhe num grelhador ou de preferência em um fogareiro.

Descasque a mandioca, lave muito bem em água corrente e ponha a cozer.

Lave a banana pão e a batata-doce, e deixe cozinhar em panelas separadas. Vá picando para ver se estão prontas. Estarão boas quando estiverem molinhas.

Dica:

Esse prato é tipicamente angolano, serve-se num prato bastante grande onde se coloca o peixe inteiro, e por cima do peixe o molho. Ao lado põe-se os cozidos (batata doce, mandioca e banana pão). Num pires põe-se o feijão de óleo de palma e uma colher de farinha de mandioca.