ONG DISPONIBILIZA ARQUIVO HISTÓRICO DAS LUTAS CONTRA O DOMÍNIO COLONIAL

A Associação Tchiweka de Documentação, ONG baseada em Angola, está disponibilizando ao público um precioso arquivo online dedicado à história das lutas contra o domínio colonial em Angola e outras ex-colônias portuguesas.

O acervo teve início com um extenso material, que inclui milhares de documentos, textos, imprensa, fotografias e vídeos recolhidos por Lúcio Lara “Tchiweka” (1929-2016), conhecido combatente da luta de libertação angolana e dirigente do MPLA.

Desde que o projeto teve início, em 2006,  o arquivo cresceu ainda mais através de uma série de contribuições particulares e também com o material captado através do Projeto Angola – Nos trilhos da Independência (2010-2015), que durante 57 meses captou cerca de 900 horas de material audiovisual recolhido em território angolano e internacional, em mais de 700 depoimentos de protagonistas da luta anticolonial.

Por conta da complexidade e volume do material reunido, e também pelos recursos limitados de que dispõe a ATD, a disponibilização acontecerá em fases, não apenas por todo o trabalho a ser feito, mas também para identificar possíveis e implementar as melhorias necessárias de acordo com demandas dos usuários.

Criada em 2006, a Associação de Documentação Tchiweka (ATD) tem como missão fundamental promover e divulgar atividades culturais, científicas e educativas que contribuam para preservar a memória e aprofundar o conhecimento da luta do Povo Angolano pela sua independência e soberania nacional.

 

Crédito da foto de capa:  www.tchiweka.org/