SITE DISPONIBILIZA ARQUIVO DE VÍDEOS DE AILTON KRENAK

Ambientalista, escritor, poeta e filósofo, Ailton Krenak é um dos principais líderes indígenas do Brasil. Fundador da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, em 1988 participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira, quando realizou um discurso com o rosto pintado de preto com a tinta do jenipapo, usada por sua tribo, Krenak, como sinal de luto. A atitude foi um protesto pelo retrocesso na luta pelos direitos dos povos nativos brasileiros. Nesse mesmo ano, participou da fundação da União das Nações Indígenas (UNI) e, atualmente, faz parte da ONG Núcleo de Cultura Indígena, que desde 1998 promove o Festival de Dança e Cultura Indígena, idealizado por Ailton, além de trabalhos sobre a relação dos indígenas e o meio ambiente, e a sistematização dos primeiros contatos dos indígenas com os europeus e sua relação com a contemporaneidade.

Considerado um dos pensadores mais originais e importantes da atualidade, Aílton é comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e em 2016 recebeu o título doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Com participações importantes em diversas coletâneas, em 2019 Ailton lança seu primeiro livro, Ideias para adiar o fim do mundo, no qual critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza. O livro entrou rapidamente para a lista dos mais vendidos, ampliando ainda mais a poderosa voz de Ailton Krenak, que em 2020 lançou mais dois trabalhos: O amanhã não está à venda e A Vida Não é Útil.

Em 2018, juntamente com a Dantes Editora, Ailton criou o Selvagem – ciclo de estudos sobre a vida, onde que orienta e media uma série de encontros. E foi através dessa inciativa que aconteceu a criação da Biblioteca do Ailton Krenak, um acervo dedicado a catalogar, organizar e acessibilizar as falas do Ailton em dezenas de vídeos que podem ser acessados gratuitamente.

Para facilitar ainda mais, o conteúdo pode ser pesquisado por assunto, participantes e nome dos eventos e programas disponíveis. O site oferece ainda informações detalhadas sobre cada registro, e continua aberto a novas contribuições, o que significa que o acervo é constantemente atualizado.

Para ter acesso a esse material, baste seguir esse link.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Biblioteca Aílton Krenak foi indicação da  jornalista Sonia Maia.

Crédito das Fotos:

Capa: “Ailton Krenak” by prodculturalbr is licensed under CC BY-SA 2.0

Matéria: “Aílton Krenak no lançamento de seu livro (Foto_Alberto César Ara-újo_Amazônia Real) (4)” by Agência Amazônia Real is licensed under CC BY-NC-SA 2.0