SITE DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE MAIS DE TRÊS MIL LIVROS EM PORTUGUÊS

Se você tem interesse em literatura lusófona, vale a pena visitar o site Bibliotrónica Portuguesa, uma iniciativa da Universidade de Lisboa que reúne mais de três mil livros que podem ser acessados e baixados gratuitamente.  O nome é uma contração de biblioteca e eletrônica, brincadeira extendida aos e-books, aqui tratados como livrónicos. O site apresenta a Bibilotrónica como um projeto cujo principal objetivo é oferecer o acesso livre, gratuito e on-line, à leitura em português, apoiar a divulgação de novos escritores, sem excluir os já consagrados

O site é dividido em três partes, Livrónicos de Reedições, dedicada a obras de autores clássicos que já estão em domínio público, como Gil Vicente e Camilo Castelo Branco, além de algumas traduções para o português de autores como Julio Verne e Konstantín Stanislavski. Na outra, Livrónicos na Internet, eles disponibilizam uma enorme lista de links para livros que podem ser acessados em outros sites. Curiosamente os livros em português do Brasil foram excluídos dessa lista, sob o pretexto de que o número de títulos é gigantesco para as possibilidades atuais dao site.

Mas o mais interessante é a seção Livrónicos Originais, onde são disponibilizados livros e coletâneas inéditas de escritores da nova geração da literatura lusófona. Além desses livros muitos textos inéditos também podem ser lidos no Blogue do Livrónicos.

Embora não seja o único site a disponibilizar obras em português, esse certamente é um dos mais completos. Certamente você encontrará algo interessante.